Moradores de Parafusos, em Ilhéus são beneficiados com o Luz para Todos
Os moradores da região de Parafusos, na zona rural de Ilhéus, agora já contam com energia elétrica em suas casas, graças ao Programa Luz para Todos, uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado da Bahia. O serviço foi entregue neste domingo pela presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, Professora Carmelita, pelo vereador Gildeon (Dero) Farias (PT) e a coordenadora de Relações Sociais da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, Mary Claudia, que destacaram a importância da energia elétrica na melhoria da qualidade de vida dessa comunidade.
No total foram beneficiadas 89 famílias da região de Parafusos que agora passam a ter energia elétrica em suas casas, terão acesso a tecnologias e vão poder aproveitar ainda mais os produtos da agricultura familiar que cultivam. O presidente da Associação de Pequenos Agricultores da Região de Parafusos, Clóvis Cerqueira, informou que o Luz para Todos foi um sonho dos moradores do local que se tornou realidade e fez questão de dizer, emocionado, o que esse benefício vai representar no dia a dia dessa comunidade, que agora passa a ter uma melhor qualidade de vida.
A presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, Professora Carmelita, explicou que esse sonho só se tornou realidade graças à união dos moradores, que sonharam juntos e lutaram por essa conquista. Ela foi mais além e lançou novos desafios, solicitando à Secretaria de Relações Institucionais para que busque junto ao Governo da Bahia a realização de uma ponte ligando as comunidades de Parafusos, uma obra que além de possibilitar o incremento do turismo rural numa das regiões mais bonitas de Ilhéus, também vai facilitar a vida dos moradores.
O vereador Dero Farias relatou o sofrimento e as dificuldades do povo de Parafuso que não contavam com o serviço de energia elétrica e comemorou esse novo momento em que a comunidade passará a contar com o Luz para Todos. A coordenadora de Relações Sociais da Serin, Mary Claudia, explicou que tudo isso só foi possível através do governos Estadual e Federal, que tem levado serviços, melhorias e benefícios sobretudo para as comunidades mais carentes. Ela também ressaltou a importância e o empenho das pessoas que se engajaram nessa luta e a união da comunidade que acreditou nesse sonho.
Criado em novembro de 2003, o Programa visa acabar com a exclusão elétrica no País e prover acesso à eletricidade, gratuitamente. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural em parceria com os governos estaduais.